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Entenda já o papel das redes sociais para oficinas mecânicas!

Publicado em 31 de outubro de 2017

O caminho pelo qual os consumidores buscam por produtos e serviços que resolvam o seu problema já não é mais o mesmo. Atualmente, as pessoas utilizam a internet não só como forma de entretenimento, mas como ferramenta de consumo. Um exemplo disso é a força que as redes sociais representam cada vez mais na decisão de compra.

 

Ou seja, não basta pesquisar sobre a empresa no Google. As pessoas acessam esses perfis sociais em busca de mais informações sobre a reputação da marca. Por isso, muitos empreendedores já perceberam que as redes sociais para oficinas é uma estratégia imprescindível — tanto para causar boa impressão na internet como para conquistar novos clientes.

Mas afinal, por que participar das redes sociais é importante para a sua oficina?

Dentre os principais motivos para participar desses canais está o baixo custo. Não é preciso dispor de altos investimentos para estar nas redes sociais — inclusive, a presença nesses canais é totalmente gratuita.

Além disso, é uma excelente oportunidade de se aproximar dos clientes fiéis e divulgar a experiência positiva que eles têm com o seu negócio. Consequentemente, os consumidores interessados na sua marca terão acesso aos depoimentos, e isso só aumenta a visibilidade da sua oficina.

O resultado disso são pessoas cada vez mais engajadas com o seu empreendimento e uma probabilidade enorme de fidelizar clientes e atrair novos.

Portanto, para ajudá-lo a aproveitar todo o potencial que as redes sociais oferecem, fique de olho em nossas dicas! Selecionamos abaixo as melhores práticas para começar a utilizar esses canais de forma profissional agora mesmo. Acompanhe!

Crie uma página completa

Um dos erros mais cometidos pelas empresas é criar uma página em alguma rede social sem preencher todas as informações do negócio. Para evitar esse deslize, adicione fotos com boa qualidade, insira dados sobre localização, telefone, endereço do site e e-mail. Além disso, escreva uma breve descrição sobre os serviços oferecidos.

Dessa forma, as pessoas que desejam entrar em contato com a sua oficina encontrarão diversas opções. Ao preencher a sua página corretamente, sua empresa não perderá a oportunidade de atrair novos clientes.

Entenda quem é o seu público-alvo

Identificar com quem deseja falar é fundamental para fazer sucesso nas redes sociais. Entenda quais são as principais características dos seus consumidores reais para compreender a melhor forma de se comunicar com eles. Ou seja, tenha em mente o perfil do “cliente ideal” para atraí-lo nas redes sociais.

Sabemos que, quando uma marca se comunica com a pessoa certa, a chance de ela se interessar pelo seu negócio é muito maior; ao contrário das empresas que atiram para todos os lados e não despertam o interesse de quem realmente tem potencial para adquirir os seus produtos e serviços. Pense nisso!

Crie um conteúdo de valor

É importante ressaltar que as redes sociais não devem ser encaradas somente como uma vitrine de produtos e serviços. Afinal, os usuários estão nesses canais para se relacionarem também. Sendo assim, para produzir um conteúdo irresistível, tenha em mente a regra 80/20.

Isso quer dizer que 80% do conteúdo devem ser voltados para dicas e frases inspiradoras, por exemplo, e 20% com postagens sobre os serviços oferecidos pela oficina. Dessa forma, a sua comunicação não se tornará cansativa, e o engajamento só crescerá.

Procure saber inclusive, com os clientes da oficina, os tipos de conteúdo que mais os interessam e os formatos mais atraentes (fotos, vídeos etc.) e se inspire na criação das suas publicações.

Defina uma periodicidade de publicação

Não basta ter um conteúdo de qualidade para ter sucesso nas redes sociais; é preciso ter recorrência nas publicações. Publicar com frequência é um dos requisitos para manter a sua audiência ativa e conquistar mais visibilidade.

Se o ideal para você é postar duas vezes na semana, tudo bem. É melhor do que se comprometer com mais dias e  não cumprir. Isso pode afastar permanentemente a sua audiência. Portanto, tenha cuidado!

Estimule a interação

As redes sociais humanizaram a relação entre marcas e consumidores. Com esses canais, as pessoas têm voz ativa e gostam de interagir.

Por isso, inclua perguntas em suas publicações para incentivar a interação. Quanto maior o engajamento das pessoas, mais bem posicionada a sua página ficará.

Esse é o exemplo do Facebook, que possui um algoritmo que limita a visualização dos posts de algumas empresas. Para driblar essa situação, é preciso ter um conteúdo de valor e, sobretudo, gerar engajamento.

Consequentemente, as pessoas que comentam na sua página têm mais chances de visualizar um post novo, ao contrário dos consumidores que não interagem.

Utilize as redes sociais como SAC 2.0

Aproveite a força desses canais para utilizá-los a favor da sua oficina. Esclareça dúvidas e atenda às solicitações dos consumidores prontamente. Afinal, a internet se tornou um espaço para realizar o atendimento ao seu público de maneira rápida e dinâmica.

Sendo assim, esteja atento a todas as mensagens e comentários, pois isso demonstra a eficiência do negócio. Além disso, experiências positivas se propagam facilmente no ambiente digital. Portanto, um consumidor bem atendido pode influenciar positivamente sua rede de contatos.

Avalie os resultados constantemente

Diferentemente dos meios convencionais, qualquer ação de marketing digital pode ser mensurada. Com isso, o seu negócio tem condições de identificar quais publicações fizeram mais sucesso, por exemplo. Ou ainda, os melhores horários para publicar na sua página.

Avaliar os resultados é tão importante quanto estar presente nesses canais. Sendo assim, dedique um tempo, periodicamente, para medir a atuação da oficina nas redes sociais e aprimore cada vez mais a sua estratégia.

Sem dúvidas, a internet já faz parte do dia a dia das pessoas, e as redes sociais possuem um papel fundamental nesse novo comportamento do consumidor. O fato é que se a sua empresa não estiver na internet, os seus concorrentes estarão. Além disso, muitas pessoas podem falar da sua marca nesses ambientes, e você ainda não tem conhecimento.

Por isso, invista imediatamente na construção da sua presença digital e conquiste resultados surpreendentes! Ainda tem alguma dúvida sobre como utilizar as redes sociais para oficinas? Deixe o seu comentário!

Fonte: http://blog.takao.com.br

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