Atendimento corporativo: (21) 3147.5377

Blog ALF

Dicas Profissionais

Oficinas evoluem para atender público mais exigente

Publicado em 26 de setembro de 2017

Reparadoras independentes empregam mais de um milhão de pessoas.

Segundo dados da Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos (ABRIVE), hoje o segmento de reparação veicular conta com mais de 110 mil estabelecimentos (também conhecidos como “oficinas mecânicas”) e geram emprego para mais de um milhão de colaboradores no Brasil.

As reparadoras de veículos pequenas e abafadas mudaram. Consumidores cada vez mais exigentes pedem qualificação técnica especializada, certificação, garantias, atendimento personalizado e preços mais acessíveis.

Mudança da imagem do setor

As oficinas reparadoras estão em um setor que enfrenta diferentes dificuldades, como a entrada de franquias especializadas na reparação de veículos, maior demanda por carros importados (e maior exigência de conhecimento específico), falta de planejamento empresarial (e gastos desnecessários), baixo grau de qualificação profissional e até imagem negativa diante da opinião pública quanto a prazos, qualidade e cortesia.

Outros aspectos contribuíram para mudanças no comportamento de consumo:

  • Veículos modernos apresentam menos defeitos;
  • Falta de cultura de manutenção preventiva por parte das reparadoras;
  • As montadoras aumentaram o tempo das garantias;
  • A manutenção dos veículos concorre com o orçamento familiar;
  • Aumento nos custos operacionais (mão de obra, carga tributária, tarifas públicas, petróleo etc.)

Avanços tecnológicos e mudanças econômicas alteram o comportamento dos consumidores. Em função disso, o empreendedor que deseja conquistar mais clientes deve oferecer soluções que respondam aos desejos e expectativas de seu público, além de conhecer o funcionamento do mercado onde atua, os concorrentes e as necessidades dos clientes.

Todos os negócios têm necessidade de investir em qualificação técnica e profissional. O que muda é o foco e o diferencial de cada um. Procure conhecer mais sobre legislações específicas do segmento, normas técnicas, políticas ambientais, certificações e entre outros assuntos de interesse do segmento.

Esta necessidade de atualização é importante para quem já é do ramo e também para quem deseja atuar neste mercado.

Vale a pena lembrar que as oficinas mecânicas têm um importante trabalho a executar – a conscientização de seus clientes sobre a importância de preservar o meio ambiente como forma de garantir a perpetuação da espécie humana, atitude que serve para criar uma imagem positiva desses prestadores de serviços e um diferencial de qualidade em relação a concorrentes.

Fonte: SABRAE (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae)

  NEWSLETTER
ALF Ferramentas © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: Imaginatto Design e Marketing