Atendimento corporativo: (21) 3147.5377

Blog ALF

Dicas Profissionais

Como descartar os resíduos da sua oficina da maneira correta

Publicado em 13 de dezembro de 2016

Mecânicos,vocês conhecem a maneira correta de descartar os resíduos sólidos e líquidos da sua oficina?

Desde 2005, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) define a maneira mais segura e sustentável de fazê-lo.

Mas fique ligado! Não seguir essas regras é considerado “crime de poluição” e, dependendo do impacto ambiental, pode resultar em multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

Veja abaixo como descartar cada resíduo da sua oficina.

Óleo Lubrificante

O óleo lubrificante é bastante tóxico, cancerígeno pode contaminar o solo e a água. Por isso, ele deve ser armazenado com cuidado. 

A boa notícia é que ele pode ser reciclado. Empresas especializadas conseguem transformar até 85% do óleo usado em óleo novo, que pode ser usado mais uma vez.

O descarte, em si, é simples:

  • Guarde o óleo em um recipiente fechado, para evitar vazamentos
  • Entregue o recipiente à empresa coletora autorizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) do seu estado ou município

Lembre-se que as embalagens de óleo não podem ser descartadas com o lixo comum, por causa dos resíduos! É melhor que sejam entregues a uma empresa credenciada.

Pneus

No meio ambiente, a borracha dos pneus pode levar até 600 anos para se decompor. Existem também o risco deles se tornarem criadouros de mosquitos, como o Aedis aegypti, que transmite várias doenças como dengue, zika e chikungunya.

Por isso, os pneus descartados devem ser levados aos EcoPontos da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Lá eles serão moídos e revendidos como matéria-prima para a fabricação de solas de sapato e tapetes automotivos.

Peças e Baterias

Peças automotivas devem ser recolhidas por uma empresa de sucata, pois a decomposição do metal pode levar mais de 100 anos!

Já as baterias têm substâncias altamente tóxicas – como cádmio, chumbo e mercúrio – que podem contaminar reservas d’água, o solo e até mesmo o ar, causando danos à saúde.

Felizmente, peças e baterias automotivas são recicláveis. Ainda assim, é preciso chamar uma empresa especializada para recolhê-las.

Objetos que não podem ser reciclados devem ser enviados a um aterro sanitário.

Outros

Papelão, papel e plástico podem ser separados e recolhidos por empresas de coleta seletiva, desde que não estejam contaminados por resíduos tóxicos, é claro.

Por isso é fundamental conscientizar os funcionários da oficina sobre a importância de organizar corretamente o lixo.

Selo verde do IQA

Certificado Ambiental: um diferencial para a sua oficina

O Selo Verde é um certificado ambiental, com validade de um ano, criado pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi).

Seu objetivo é recompensar oficinas comprometidas com a preservação do meio ambiente. Se você tem interesse em obter o certificado, basta entrar em contato com o Cesvi e solicitar uma avaliação ambiental.

Antes, veja se sua oficina atende os pré-requisitos da certificação!

Para outras informações sobre o Selo Verde clique aqui.

 
  NEWSLETTER
ALF Ferramentas © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: Imaginatto Design e Marketing